SUBMISSÕES



COMUNICADO

Como parte das ações de contenção do novo Coronavírus (COVID-19) e em cumprimento ao Decreto Nº 29.512 de 2020 do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e à Portaria 346.2020-GP/FUERN, o CONCRER 2020 foi adiado.

É a nossa contribuição para o distanciamento social necessário neste momento.

Aproveitamos para estimular os hábitos de higiene e etiqueta respiratória, igualmente importantes para a contenção, mas também rogar pela sensibilização dos governos ao fato de que não se pode relegar tudo às ações individuais e de isolamento. É preciso prover a saúde pública dos recursos que se fizerem necessários.

Quanto ao evento, acompanharemos a evolução do quadro geral antes de divulgarmos uma nova data, mas assim que for decidida, um novo calendário será divulgado no site, com a reabertura da submissão de trabalhos. As submissões já realizadas continuam válidas para a nova data.

Para eventuais dúvidas, entrem em contato via e-mail: evento.concrer@gmail.com

No mais, contamos com a compreensão e colaboração

Prof. Dr. Waldney Costa
Presidente da Comissão Organizadora do CONCRER 2020



...................................................................................




ESTÃO ABERTAS AS CHAMADAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO CONCRER 2020


As participações se darão através das modalidades:

COMUNICAÇÃO  
(Relato de Pesquisa ou de Experiência Didática)

EXPOSIÇÃO DE BANNER 
(Referente a Pesquisa ou Experiência Didática)

MINICURSO  
(A ser ministrado nas manhãs de 7 e 8 de abril de 2020)

LANÇAMENTO DE LIVRO 
(publicado entre 2016 e 2020)


Para acessar as regras específicas de cada submissão clique nos títulos acima.


Em todo caso, as propostas deverão ser encaminhadas através da plataforma de submissão adotada pelo evento e disponível em < https://www.even3.com.br/concrer2020/ >.


Para eventuais dúvidas, o e-mail da secretaria é evento.concrer@gmail.com 



...........................................................




ÁREAS TEMÁTICAS


No momento da submissão a plataforma erá sugerir a indicação de uma das áreas temáticas do evento. Elas foram criadas para aglutinar as submissões que possuem mais afinidade de forma a serem utilizadas como critério para a distribuição das apresentações. Em 2020 as áreas são:


CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: Criada para as propostas que visam mapear as religiões no Brasil, desde as alternativas clássicas descritas na literatura (Catolicismo, Evangélicos, Espiritismo, Religiões Afro-Brasileiras, Nova Era e os Sem Religião), até as alternativas que têm sido discutidas mais recentemente (Budismo, Islamismo, Neopaganismo, entre outras).


EDUCAÇÃO E LAICIDADE: Área criada para as propostas que discutem a relação entre esses dois vetores, o que pode acolher temas que vão desde o lugar do Ensino Religioso na Escola Pública até a influência de grupos religiosos na definição de políticas públicas educacionais.


ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: Criada para acolher as questões mais atinentes à formação de docentes de Ensino Religioso. Podem ser propostas que discutam a área de formação, as experiências estagiárias, as possibilidades de atuação, entre outros temas semelhantes.


ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: Dedicada aos trabalhos que relacionam religião e saúde, essa área acolhe propostas que versam sobre terapias complementares, restrições alimentares por motivos religiosos,  religião e processos de luto, religião como fator de felicidade e bem-estar, bem como outros assuntos do tipo.


RELAÇÕES INTER-RELIGIOSAS: Trabalhos sobre Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Pluralismo, Fundamentalismo Religioso, Conflitos religiosos, Casos de Intolerância, Sincretismo e temas correlatos podem ser submetidos nesta área temática.


RELIGIÃO E DIVERSIDADE: Dedicada à relação entre religião e diversidade em suas várias expressões, esta área acolhe trabalhos sobre diferenças étnicas, raciais, de gênero, entre outras. Podem ser trabalhos sobre formas de inclusão, formas de exclusão e discriminação, líderes religiosos em meio a conflitos diversos, e outros relacionados.


RELIGIÃO E LITERATURA: Área dedicada aos trabalhos sobre como as religiões aparecem na literatura, a maneira como escritoras ou escritores específicos lidam com religião, os textos sagrados como uma forma de literatura, diferentes tipos de narrativa e temas semelhantes.


RELIGIÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Essa área foi criada para acolher trabalhos que discutam a controversa relação entre religião e ciência, bem como a inusitada presença religiosa mais ou menos explícita nas diferentes tecnologias (cinema, TV, rádio, mídia, internet, entre outras).


RELIGIÃO, POLÍTICA E ESPAÇO PÚBLICO: Quem quiser propor algum trabalho sobre a presença pública das religiões, ou a forma como o Estado define sua relação com as religiões e os limites das relações das religiões entre si, ou  os diferentes regimes de laicidade, ou ainda sobre como o tema da religião aparece na Filosofia Política, poderá enviar a proposta nessa área temática.


RELIGIOSIDADE POPULAR: Área que acolherá os trabalhos focados nas formas não oficiais ou semi-oficiais de religião. Festas e devoções populares, celebrações pouco institucionalizadas, religiosidades das margens e temas semelhantes serão muito bem-vindos. 


TURISMO RELIGIOSO: É a área dedicada aos trabalhos sobre a turistificação de lugares religiosos ou a sacralização de pontos turísticos, bem como aqueles sobre romarias, peregrinações, agências turísticas especializadas em grupos religiosos específicos e outros nessa linha.


OUTRA: Criada para acolher propostas que são pertinentes para o evento, mas que não se enquadram em nenhuma das alternativa sugerida previamente.