Concrer é o Congresso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), um evento promovido pelo Departamento de Ciências da Religião desta universidade em seu Campus Avançado de Natal. 2020 será sua primeira edição. Ele surge com o objetivo de realizar um grande encontro entre quem possui pesquisas e reflexões sobre religião e quem ensina sobre religião no RN e entorno, sobretudo docentes de Ensino Religioso. Congregará pesquisadores e professores, mas pretende ser um componente na formação discente, estimulando a comunicação de trabalhos de iniciação científica ou conclusão de curso nas graduações ou pós-graduações em Ciências da Religião e áreas afins. 

Essa primeira edição, que ocorrerá entre 21 e 24 de janeiro de 2020, terá como tema as interfaces entre Religião, Política e Educação, visando promover um debate criterioso sobre as conexões entre essas esferas, já que estão na base de muitas controvérsias públicas emergentes. O evento receberá a contribuição de pesquisadores do âmbito nacional e estadual que abordarão os temas relativos com embasamento teórico e empírico em busca que criar subsídios para a qualificação do debate e aplicação à atividade docente. 


Na forma de conferências, mesas redondas, minicursos e sessões para comunicação de trabalhos acadêmicos, o Congresso de Ciências da Religião da UERN quer oferecer um espaço de diálogo entre pesquisadores e docentes, bem como contribuir para o crescimento e o fortalecimento dos estudos de religião no Rio Grande do Norte, no Nordeste e no Brasil. Será aberto a toda comunidade, especialmente a professores de Ensino Religioso ou de outras disciplinas interessados em religião, visando contribuir com a formação continuada de profissionais do ensino fundamental e médio.


PALAVRAS-CHAVE DE 2020: Ciências da Religião; Educação; Política; Laicidade.